Você tem alguma idéia do que define um Rolex?
Talvez a venda recorde da própria Rolex seja a maior notícia relacionada ao relógio no ano passado, a Rolex Daytona, que recentemente foi vendida com uma grande quantidade. O relógio de réplica barato pessoal da Rolex é um caso especial e, como tal, possui um prêmio incomparável; no entanto, qualquer “Rolex” Daytona venderá por várias vezes o que um cronógrafo idêntico, Daytona, poderia buscar no mercado aberto. Mas, o que faz um Rolex um Rolex exatamente?
O mostrador do relógio falso é apenas a resposta. A designação “Rolex” pode representar dezenas ou até centenas de milhares de dólares em valor de revenda; no entanto, é o mostrador exótico que a Rolex montou no relógio, que é a única coisa que faz de um Daytona vintage um “Rolex” Daytona.
As características definidoras mais óbvias dos mostradores Rolex são seus anéis de trilha minúsculos, contrastantes e escalonados, e a fonte estilo art-deco que é usada para os numerais em seus registradores sub-dial, cronógrafos. Além disso, os marcadores de horas em um mostrador Rolex são mais curtos do que aqueles em um mostrador Daytona comum, e aparecem como pequenos blocos com pontos luminosos colocados nas extremidades, que ficam dentro do anel de pista de minutos de cor contrastante.
Enquanto todas as réplicas de relógios Rolex têm seus registradores de cronógrafo e anéis de rastreamento de minutos em cores contrastantes, alguns exemplos também apresentam suas marcações mínimas em uma terceira cor, muitas vezes vermelha, para uma aparência ainda mais ousada e orientada ao esporte. Esses mostradores Rolex de três cores, como o que se ajusta ao relógio pessoal do Sr. Newman, adicionaram um sutil toque de cor brilhante ao rosto da Daytona, e ajudaram a melhorar a aparência pouco convencional desses mostradores exóticos.
Na época de seu lançamento, os relógios Rolex não foram aceitos muito bem. A maioria dos clientes gostava da aparência do tradicional mostrador Daytona, e como resultado de suas vendas fracas, muitos relógios Rolex Daytona com mostradores exóticos não eram vendidos há anos nas prateleiras dos revendedores, ou tinham seus discos substituídos durante um serviço subsequente.
Além do mais, devido à sua falta de desejo inicial, esses mostradores exóticos foram feitos em números muito menores do que os tradicionais relógios Daytona durante os anos de produção. Apesar de não confirmado, estima-se que cerca de vinte mostradores Daytona regulares foram produzidos para cada mostrador exótico, e muitos desses mostradores exóticos ainda não existem mais hoje em dia.
Nenhum outro relógio falso na história atingiu níveis de valor tão impressionantes quanto o Rolex Daytona. No entanto, eles inicialmente eram considerados como lançamentos indesejáveis que durariam anos nas prateleiras dos revendedores, esses modelos falsos se tornariam alguns dos mais valiosos relógios de pulso do planeta.
Comentários recentes